
Neste domingo (06), populares da cidade de Guararapes (SP), entraram em contato com a reportagem do 018News e relataram que as ruas da cidade, foram tomadas por santinhos de candidatos à prefeito e de candidatos ao cargo de vereador.
Segundo os moradores, a prática do “derramamento”, de santinhos, ocorre em eleições municipais e em votações federais.
Um morador, leitor do site, enviou uma foto de ruas próximas à uma escola que fica localizada no bairro continental e demais munícipes confirmaram que escolas em diversos bairros também estavam tomadas por santinhos.
Contudo, essa prática é considerada crime e possuí a pena de detenção de seis meses, até um ano. Porém, existe a possibilidade da aplicação de serviços comunitários para a sociedade.
Além do mais, a ação também pode ser considerada como propaganda irregular, podendo levar ao pagamento de uma multa de R$2mil à 8mil, visto que a ação pode ser considerada como uma maneira de beneficiar o candidato, pois o objetivo é de convencer os indecisos
A Justiça eleitoral entende que, cabe aos candidatos, cuidar da posse da distribuição de seus santinhos. A denúncia pode ser feita até 48 horas depois da eleição.